quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cravos, lirismo, Portugal e Brasil


Hoje, ouvindo Grandola, Vila Morena (365 - versão rock...) eu me dei conta da força que o lirismo tem para os portugueses... Que inveja...
Feliz da nação que faz uma revolução com música e flores.
Feliz da nação que sabe do valor da sua língua nativa, do poder da comunicação, da beleza do Português.
Feliz da nação que tem Camões, que tem Eça, Saramago; que tem Fernando Pessoa!
Será que é por ser berço da língua que Portugal compreende o seu valor?
Eu sei que temos Machado (que para mim é o maior!), Drummond, Guimarães Rosa, Bandeira e tantos outros maravilhosos... Mas nós não os valorizamos. Pelo menos não como deveríamos.
Quantos brasileiros deixam a prosa e a poesia fazer parte de seu dia? Eu estou reclamando, mas não acho que sou um bom exemplo também...
Será que a nossa prosa e a poesia estão envelhecidas para nossos jovens?
Eu não acredito.
Já fui jovem e sempre amei a prosa e a poesia. Talvez por ser filha de português.
Sim, acho que é uma questão de educação. Meu filho de dois anos se encanta com a sonoridade das rimas das poesias... Com a riqueza de significados, as interpretações...
Acho que o melhor que faço por ele é incentivá-lo.
A língua, esse conjunto de palavras ordenado para comunicar idéias, sentimentos, história, fatos é um bem sem preço. Somente o homem domina esse instrumento tão dinâmico e forte. Somente o homem dá à língua o potencial de expressar sentimentos.
No Brasil, além do pouco espaço de apreciação, há um modificar sem fim da língua... Não acho que a língua seja estática, muito ao contrário, sei que é dinâmica e viva, mas modificá-la simplesmente passando por cima de suas estruturas básicas (concordância verbal, plural,...)... Será que é um bom caminho?
Percebo que a simplicidade gramatical do Inglês é uma vantagem, mas não vejo nossa intervenção sobre o Português caminhar nesta direção...
Bom, quem sou eu?
Tenho pouco ou nenhum conhecimento do Português...
Mas, com certeza sou uma das suas amantes.
Grandola, Vila Morena e a Revolução dos Cravos
Grandola, Vila Morena - a música na versão rock brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que vc acha?